quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Semana pedagógica da Educação Municipal de Nazaré do Piauí.

Realizada de 1 a 4 de fevereiro, na Unidade Escolar João Gomes, em Nazaré (Piauí), a Semana Pedagógica, um evento conjunto das secretarias municipal e estadual que, por conseguinte, abrangeu  profissionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no município, revelou-se um evento de interesse e proveito singular aos profissionais da educação que dela participaram.
A abertura contou, além da presença de professores e gestores do município e região, sujeitos em primeiro plano na ordem de participantes, com gestores da pasta municipal em Nazaré; com o vice prefeito e com autoridades, ligadas ou não à educação na e da cidade.
Após a abertura protocolar, o Sr. Mauri Campos assumiu a parte dinâmica do evento onde, com músicas, vídeos, textos e muita simpatia trouxe-nos sua mensagem de otimismo e “acreditamento” em melhores dias para a educação, para os profissionais da educação e para os sujeitos-base da educação, qual seja, o corpo de estudantes da urbe nazarina.
Trabalho, família, autoestima e responsabilidade foram temas tratados intuindo renovar os espíritos e as mentalidades, preparando-nos para a jornada 2016 da educação no município e em seu derredor.
A “quebra” do protocolo coube ao diretor da Unidade Escolar João Gomes, o professor Ildamar, figura simpaticíssima e singular que, conjuntamente com o também diretor Genilson, da Unidade Escolar João Leal – Ensino Médio no município – além das piadas brincadeiras e voz eclética de Mauri Campos que levou ao plenário Lulu Santos, Raul Seixas, Gonzaguinha, entre tantos outros, fizeram o ambiente sair do formalismo tradicional que muito sufoca para uma participação onde descontração e alegria contagiou a todos.
As “garotas da Innove”, grupo de monitoras que além de esbanjarem beleza e simpatia, trouxeram uma mensagem/treinamento de como investir o capital humano – o professor – numa educação de qualidade, onde paciência, respeito e dedicação àquilo a que cada um se propôs a fazer, são características necessárias  para o cotidiano se tornar proveitoso dentro e fora da escola.
Houve tempo para uma palestra/esclarecimento que contou com a presença do diretor da Regional de Saúde de Floriano, o Dr. Danilo Martins, que nos falou da necessidade de engajamento na luta contra o mosquito da dengue, assunto abordado também por outros profissionais da saúde que se encontravam presentes.
No geral, valeu a pena. Cabe, no entanto, a cada presente às reuniões, a consciência do primeiro passo dado. As aulas – o campo prático – estão chegando e com elas, o momento de transformar as teorias às vezes tão veementemente discutidas, em ação. De nada adianta a teorização, o abraço a uma causa “defendida”, a certeza de que se está no caminho certo, se não houver disposição para a caminhada. Participamos, defendemos conceitos e sugerimos estratégias. Na sala de aula, o  que será feito?


                                                   x.x.x..x.x.x.x.x..x.x


As fotos a seguir são momentos do clima descontraído – porém sério –  do encontro.



Semana Pedagógica
Foto: Diaz

Dinâmica de abertura
Foto: Genilson

Entrega do Plano Municipal de Educação
Foto: Diaz 
Escola Municipal João Gomes
Foto: Diaz

Palavra do Vice-prefeito Damásio
Foto: Genilson

Palestra sobre saúde - Dr. Danilo Martins
Foto: Diaz

Sorteio de brindes pela monitora Maria Raimunda
Foto: Diaz


A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...