segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A SORTE ESTÁ LANÇADA

Falta de recursos ou de gestão? Será que estamos sabendo escolher os que estão à frente dos rumos da educação,  pra não dizer da municipalidade,  com perfil adequado às escolas e à cidade, ou os interesses políticos se sobrepõem àquilo que seria melhor para o sistema educacional e para o povo? Faltam mesmo os recursos que os gestores geralmente alardeiam ou eles estão sendo canalizados para outros fins? Certo é o fato de que a educação, de modo geral e a piauiense e florianense, de modo específico, pede socorro.

Fala-se muito em evasão mas pouco se tem oferecido que incentive ou mude a mentalidade da clientela escolar, qual seja, o aluno. Tenta-se comprar a sua frequência com argumentos e elementos não fundamentais à verdadeira educação escolar; medidas consideradas descabidas são colocadas em prática, tais como a do governo paulista sobre o livro didático ou a mais recente verificada em um município de Floriano - Piaui, onde uma diretora com formação específica foi substituída por alguém que pode ser considerado incapaz, dado a sua formação ser em área totalmente adversa àquela requerida pelo sustema e apenas por indicação política. E isso em uma escola tradicional,  que em suas salas já estiveram presentes, enquanto alunos, importantes vultos da nossa municipalidade, fato que por si somente, deveria despertar melhores olhares vez que os interesses mais distinguidos são aqueles que respeitam às "figuras ilustres" da cidade. Essa é a percepção de fato. 

Em relação às  escolas, não é só um alambrado detonado ou uma porta sem fechadura como vemos nas duas fotos anexadas usadas como exemplo e de uma unidade escolar anônima. Essas são apenas amostragens de uma realidade que pode ser constatada em qualquer escola, seja municipal ou estadual. O trabalho de manutenção praticamente não existe.

É possível que alguém alegue as reformas estruturais feitas nas escolas. Sabemos que as tais existem. Mas é sabido também que não há uma fiscalização exigente durante as mesmas para perceber as reais necessidades de cada uma. Esse trabalho reformador, portanto, precisa ser levado mais a sério. Repete-se: a educação piauiense e do município florianense pede socorro. Algo precisa ser mudado...URGENTE. 

Em tempo: as eleições municipais se aproximam. O leilão de cargos, a festa de interesses particulares e o oportunismo, além do espoliamento e "depredação" do espaço público figuram entre os vários instrumentos a serem usados para eleger aqueles que se tornarão os senhores do nosso futuro. Os nomes já estão sendo postos à mesa e os cabos eleitorais já se movimentam puxando a brasa para aquela sardinha que lhe é conveniente. Os sorrisos da hipocrisia já são evidentes e as disposições em ajudar já estão sendo anunciadas. "Alea Jacta Est". Zevall, professor/historiador.

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...