sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Seu presente está nesta caixa

 "Ninguém jamais viu a Deus; se amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor é em nós aperfeiçoado (I João 4:12)".

A brincadeira da caixa. Inocente, diferente; coisa de crianças feita por adultos,  a verdade é essa. Imaginemos a cena: um sexagenário recebendo uma imensa caixa que contém no seu interior um par de meias. É ou não coisa de crianças? Mas não foi só abrir a caixa e pam! Ali estava o presente. Houve um processo; um caminho a ser seguido, o que gerou uma expectativa e testou a paciência do aniversariante. Esse é o fato.

Convém destacar, de início,  que o tudo foi surpresa. Alguns dos irmãos tiveram a iniciativa e fizeram o encontro acontecer. Tudo ia bem, como sempre é para o louvor e glória do Senhor Jesus até que uns irmãos trouxeram a caixa e seus bilhetinhos. O primeiro bilhete é o título do texto, ao que se seguiram outros, algo assim: "óleo e perfume alegram o coração,  e o conselho dado ao amigo também é suave (Prov. 27:9)". A partir daí outra caixa menor seria aberta. Mais expectativa, mais risos, mais suor a escorrer e a confirmação de que a paciência é uma virtude poderosa e importante. Mas vamos a outro recado: "O homem que tem muitos amigos pode ser arruinado por eles, mas há amigo mais chegado que um irmão (Prov. 18:24)". Ao falar para o grupo, entre as coisas que o aniversariante destacou, uma precisa ser mencionada. A Turma do Arroz,  para este, é uma "segunda família" para a qual o mesmo sente responsabilidade mas também um carinho singular. Ter amigos chegados, sinceros e que prezam essa amizade é um bem por demais valioso.

Jezaías, Nonita, José Félix,  Rosália, Lucileide, Ravena, Maria de Jesus, Lindalva, Jessé,  Maria Luzinete, Adeílma, Franzé, Andressa, Euvaldo - alguém que pra mais de vinte anos eu não o via, Camelo, Ezequias, Edmilson, dentre outros, nos alegraram o coração. Nos deram Contentamento e nos fizeram continuar a abrir a caixa com zelo e...paciência. Muita paciência!
Em termos de amigos me considero riquíssimo,  bem assessorado. Garantido. Olhemos essa palavra: "Pois, se um cair, o outro levantará seu companheiro. Mas pobre do que estiver só e cair, pois não haverá outro que o levante (Ecl. 4:10)". Que coisa boa; maravilha mesmo saber que temos amigos ao nosso lado pronto a estender a mão pra nós levantar quando e se cairmos. Amigos assim "é coisa pra se guardar". Sempre.

Amigo é gente pra se guardar sempre; fazer dessa amizade um bem intangível,  com o qual se pode contar quando preciso for. Nas horas fáceis e nas não tão fáceis. O que importa é a certeza que se "ventos soprarem mais forte que nossas forças,  teremos uma mão a se estender e nos ajudar". É o amigo em ação...
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida pelos seus amigos (João 15:13)".
Vós, Turma do Arroz, sóis meus amigos. Não apenas pelo encontro promovido mas pelas experiências compartilhadas, pelos risos ridos, pelos caminhos caminhados, por termos chegados até juntos, cúmplices de uma vida de alegria unidos no amor do Senhor.
Enfim, conseguimos alcançar a última caixinha onde estavam as meias...
(Zevall, professor/historiador em 5/10/23, agradecido por ter amigos tão chegados...).



A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...