segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O encontro “picoense”
O grupo que se reuniu em Picos (PI) a convite do irmão José Brito - fev./2018
Em 1976, em Teresina (PI), realizou-se uma edição do Con-Nordeste, assembleia de jovens batistas nordestinos. Durante 3 ou quatro dias vários jovens vindos de recantos do Nordeste estiveram reunidos na verde Capital, entre outras atividades, louvando ao Senhor Deus. Elias Lopes, Paulo Macêdo, Davi Valentim, João de Deus Sampaio, Antônio Luís Guimarães Missias, Jarbas Gomes, Eisenhower, Melquizedeque, Samuel Assunção, Ivetes (Mota, Campos, Pinheiros), Inácia, Sonia Bonfim, Eliete Fotenele, Ester (à época, Brito), Suely Nascimento, Elen Beckman (não esteve envolvida na Revolta dos Beckmans, ocorrida no Maranhão em tempos coloniais), Dilene Silva, entre tantos outros nomes, possivelmente estiveram ou passaram no arraial do encontro ocorrido em meados de julho, sob a divisa de Mateus 5:16, “assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
A maioria desses então jovens, unidos agora em um grupo  - Geração escolhida (fica a sugestão para  que o grupo crie um versículo/divisa, que bem poderia ser  Salmos 133, “Quão bom e quão suave é viverem unidos os irmãos)  - que desde a sua criação tem estado em constante atividade. Se por alguma razão o grupo vier a se dissolver ( o que se espera não aconteça), parafraseando o Salmo 126 “grandes coisas já teria feito por nós, o que muito nos alegra”. Primeiro foi o nosso querido irmão Geiel, nos lençóis maranhense, que com toda a sua alegria, simplicidade e humildade, recebeu uma representação  em sua casa para planejar a organização do evento maior, a acontecer Em Teresina no final de março e início de abril do corrente ano. Em seguida, em fevereiro – dias 04 e 05 – os irmãos José Brito e Ester Pamplona receberam outros irmãos em vossas  residências em Picos – Piauí, momento de singular confraternização entre pessoas “unidas no corpo de Cristo”, conforme preconiza um cântico muito praticado nos idos anos de 1970/80, principalmente nos encontros “socopianos”.
Pelo visto a coisa foi séria pelas bandas picoenses. De acordo com as narrativas da irmã Jucely nascimento, “correspondente free-lance de a rua do mulambo”, não faltaram animação e comida boa. A simpatia dos anfitriões – Zé Brito, a rainha e dr. Milton – foi o ponto alto do encontro. A variedade e riqueza culinária, também. Há quem diga que a correspondente, David Valentim e Sampaio não saíram de volta da mesa. Se o pr. Guimarães estivesse presente, seria a quarta companhia às guloseimas oferecidas ali. Mas não se esperaria atitude diferente por parte dessa família que, ao longo dos anos, tem recebido muitas bênçãos, assim como tem crescido na graça do senhor e, por isso, tem sido sempre “braços abertos e porto seguro” para os irmãos que se acheguem ao município picoense. Nesse sentido vale ressaltar a participação do pr, Mário, membro da família e que muito tem participado e contribuído com a propagação do Evangelho na região. O teor de sua palavra aos que chegaram ali tem sido motivo de repasse àqueles que não puderam ir. Aos que foram a unanimidade em relação ao valor da mensagem se faz notória.
Hora do almoço

Café da manhã em Picos (PI).

Um elo que tem sido mote importante entre os participantes do GE é a música. Existe um grupo  voltado para esse ministério, selecionando, executando e preparando o a material afim de que, em Teresina, musica de qualidade e que realmente louve e engrandeça ao Senhor Jesus seja e esteja presente, marcando a todos os irmãos que ali chegarem. Para os que foram à Picos nos dias 04 e 05/02, houve uma amostra de como será esse ministério no encontro. Todos se sentiram embevecidos com a melodiosa voz do jovem Melki Brito, que se apresentou entre eles, deixando a todos maravilhados.
A Rainha em seu momento musical.
O próximo mini-encontro será em São Luís. Mário será o anfitrião. É possível que a turma de Floriano também se mobilize antes do encontrão. A ideia está em andamento. Que Deus seja a fonte e o motivo de todos os nossos planos e que o encontro seja o meio de nos unir, a cada dia mais, “no corpo de Cristo”.
As meninas que embelezaram o encontro em Picos(PI) - fev./2018

Unidos no corpo de Cristo

Um só coro, um esforço comum
que alimenta, aviva e incendeia,
Oh! Que todos possamos ser um
Afim de que o mundo creia.

Coro
Por tudo que temos ouvido
Vivido, aprendido  e visto 
salvemos o mundo perdido
Unidos no corpo de Cristo.

Sem Jesus o sucesso é nenhum
Com Jesus a vitória se alteia
Oh! Que todos possamos ser um

Afim de que mundo creia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...