Se essa rua, se essa rua fosse minha... mandaria destacar todas as suas histórias importantes para a construção da hoje cidade de Floriano - Piauí.
domingo, 14 de novembro de 2021
UMA CONVERSA MASCULINA
Estivemos neste sábado, 13/11, reunidos, o grupo de homens da Igreja Evangelica Batista de Floriano, em um encontro que acontece quinzenalmente, para um bate papo agradável sobre o varão "preocupar-se consigo mesmo".
O encontro foi presidido pelo pr. José Alécio e teve como palestrante o médico, dr. Hugo Leal. Após um período de louvor e reflexão a palavra foi facultada ao dr. Hugo, cidadão florianense, jovem e muito descontraído, que nos conduziu numa conversa dinâmica e muito proveitosa sobre os perigos, os cuidados e medidas preventivas no que se relaciona à próstata e a possibilidade de câncer. Além de muito esclarecedor, o papo nos deixou muito à vontade para inquirir o preletor que enfatizou, principalmente, a desmitificação do medo que o homem geralmente tem de tocar no assunto, quiçá, de enfrentar o problema. Os "tabus" foram esclarecidos; o pr. Alécio nos fez sorrir bastante e o dr. Hugo nos deixou mais tranquilos. Graças a Deus por isso.
O bom número de homens esteve presente, 29 no total, e entre risos nervosos e gargalhadas, todos puderam participar, dirimir suas dúvidas e se conscientizarem da nessessidade de cuidados preventivos em relação à doença. Ao final, o médico palestrante disponibilizou aos que quisessem, exame de PSA patrocinado afim de que os primeiros passos sejam dados em direção à proteção do nosso corpo, templo do Espírito Santo.
É isso. Resta agradecer à iniciativa e torcer para que outros encontros, com outros temas, nos sejam oferecidos. A Igreja, na pessoa de seu pastor, está de parabéns pela a iniciativa.
Eisenhower, professor/historiador, nov./2021.
terça-feira, 9 de novembro de 2021
MULHERES DE PICOS
OLHANDO DO MEU QUINTAL - ANO I - N° II
Quando olhamos a participação das mulheres jubapinenses ou socopianas em Picos, no Piauí, entendemos que todas estiveram perfeitas como sempre, tornando, com suas presenças e belezas, o ambiente mais aprazível e porque não dizer, mais digno. O toque feminino esteve presente em todos os espaços no encontro realizado nos dias 30 e 31 de outubro naquela cidade e mesmo à noite, foram monopólio das conversas dos marmanjos que se encontravam no beiral da piscina até altas horas. Enfim, às mulheres, a todas elas, nosso reconhecimento de que estiveram lindas e maravilhosas e que sem elas o encontro seria apenas um encontrinho...com discussões sobre futebol e outros afins.
Para homenagear o brilhantismo e a dinâmica destas criaturas que o Criador tão sabiamente colocou em nosso derredor, escolhemos três representantes que entendemos prenunciar o papel de todas elas em meio às nossas reuniões.
ARLETE - O que teria sido do nosso encontro sem o dinamismo e a alegria contagiante dessa nossa irmã querida, simples e muito amada? Ela cantaou, sorriu, banhou de piscina, contou histórias, relembrou passagens importantes dos nossos antigos congressinhos e ainda nos abrilhantou trazendo para nós a sua meio-irmã Astrogilda, irreverente, descuidada mas cheia de boas intenções. É claro que todos nos sentimos extremamente contentados com a participação da irmã Arlete ali no encontro. E convenhamos: todos estávamos com saudades de ouvir sua bela voz e aqui fica o apelo para que ela sempre, em qualquer dos nossos eventos, nos presenteie com um cântico.
NOEME GOMES BERAY - Está nossa querida irmã, que há muito estava distante de nós, nos trouxe um prazer imenso com sua presença e a de seu ultra extrovertido marido (como ele bem dizia: "sou o marido dela"), João Cláudio Beray. Desde sua estada em Floriano a palavra de ordem era saudade. Estar com Noeme nestes dias se tornou sinônimo de prazer desmedido, onde se pode relembrar um pouco momentos de tempos idos, trazer à lembrança a importância de seu pai, Mário Gomes, para a nossa juventude, reviver fotografia de "um pouco mais de quarenta anos" e muitos outros momentos. Probrema? Sim. Ficou marcado o "eu te conheço?" com que ela geralmente recebia alguém que a cumprimentava. Assim, Nossa sempre bem vinda Noeme é a segunda representante das Mulheres de Picos.
E finalmente, nossa medalha de ouro nesse trio de representantes, como não poderia deixar de ser, é a raínha ESTER. Ela que abriu as portas de sua casa para nos receber e que, no papel de anfitriã, esteve acima de qualquer expectativa da parte de seus súditos. Certamente o café servido naqueles dias em sua residência será lembrado constantemente por todos os participantes do encontro. Pode-se resumir o seu desempenho ao nos receber em uma palavra: HUMILDADE. A todos recebeu muito condignamente, sempre sorridente, demonstrando a felicidade no serviço prestado. Desse modo, nossos agradecimentos e reconhecimento são unânimes. Raínha, receba nosso abraço.
Eisenhower, professor/historiador, nov./2021.
terça-feira, 2 de novembro de 2021
OS HOMENS DE PICOS
A festa foi de todos, homens e mulheres. A alegria jamais poderia contagiar a apenas um dos lados do grupo, já que todos estavam envolvidos e alguns formavam pares. Mas, convenhamos, em determinados momentos os homens precisam ser policiados ou sairão dos trilhos, como pode ser constatado em algumas situações nesses dois dias de confraternização entre os remanescentes da JUBAPIMA.
Um olhar feito sem buscar maiores cuidados pode deixar passar detalhes relevantes na foto ao lado mas o que aconteceu na prática foi o bispo Ivan das Alagoas tentando convencer o ancião Sampaio da Ilha do amor a tomar uma decisão e mergulhar nas águas. Tarefa nada fácil e que requereu do bispo muito jogo de cintura.
Mas afinal, qual foi mesmo a decisão de SAMPA? A galera socopiana, como bem definiu o cacique Elias está curiosa pra saber...
Nesta segunda foto a dúvida é bem mais cruel. O mistério que a galera está tentando desvendar é se o ex policial Daniel da Neuda tá tentando criar um novo passo de dança, se escorregou nas cascas de manga deixadas pela faminta Arlete que lanchou no beral da piscina ou se estava a ensaiar a famosa "sambadinha do Rubinho". O certo é que as câmaras de plantão o flagraram nessa posição nada animadora. Sargento, a turma aguarda com muita expectativa as suas explicações.
E o que dizer desse pontepretano raiz que de repente aportou entre nós esbanjando alegria contagiante e nos mostrando que uma amizade surge sem que seja preciso muita burocracia? O Beray (marido da Noeme) conquistou a todos com sua simpatia campineira, com um jeito simples, que nem parece de um homem da cidade grande e com a facilidade de se adaptar a todos e à todas as situações. Pescou, moeu cana, brincou e até fez a famosa "foto do pezinho", que foi sensurada por nossos editores e não pudemos mostrar. Acreditem: no meio de socopianos viajados como os desse grupo jubapineiro, o sr. João Cláudio Beray partiu deixando saudades.
Essa foto está exigindo o maior cuidado dos espeçialistas em análises fotográficas. Há quem diga que ela retrata um grupo de homens banhistas dando adeusinho aos passageiros de um avião que sobrevoou o local privê do Zé Brito, o que faz certo sentido. Mas há também o grupo que defende que a exposição do bispo alagoano alcançou estes moiçolos e todos resolveram dizer sim ao bispo levantando as mãos. percebam que a convicção é tamanha que todos, sem nenhum contrário, levantaram as duas maos. em qual opção o amigo leitor acredita?
Este é o bispo Ivan. O camarada chegou em segredo e a algazarra foi tamanha que o anfitriã Milton ficou sem entender o que estava acontecendo no seu pátio. Cânticos se misturando a gritos e risadas; muitos abraços e apertos de mão e uma certeza: a juventude jubapineira construiu uma amizade sustentada por pilares tão fortes que faz alguém viajar vinte horas num baú apenas para se encontrar com aqueles que lhes são queridos. Ao bispo dos rincões alagoanos todos os que fizeram o encontro tiram o chapéu e dizem: esse é o cara!
Para finalizar, a foto que causará "contendas e dissensões" em meio aos marmanjos presentes em Picos, isto porque, por unanimidade estes quatro retratados, a saber, o campineiro Beray, o florianense Hower, o ludovicense Jessé e o hoje teresinense Davi foram escolhidos os gatões do encontro. O grupo até ligou pra redação para agradecer e ao mesmo tempo, aplaudir a coerência das garotas votantes que tão sabiamente decidiram o páreo, além de pedir desculpas aos concorrentes que não conseguiram galgar esta posição honrosa.
Eisenhower (Zevall), professor/historiador, nov./2021.
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
Mais uma aventura, mais uma Graça
Estive em Picos (Piauí) neste final de semana, 30/31 de outubro; eu e mais um grupo de loucos. Loucos por viver as maravilhas da comunhão em CRISTO juntamente com nossos irmãos que nos são queridos.
Reviver alegrias, festejar a vida, abraçar, sorrir e agradecer a Deus por sermos amados é a pauta de um encontro assim. E fizemos a nossa festa!!!
Essa foto retrata a coesão do grupo. Felicidade poderia ser a legenda em seu rodapé. Isso me faz lembrar um corinho que cantamos muito em idos do anos de 1970 e que se iniciava assim: "Quem vive com CRISTO, podes crê vive feliz...". Essa felicidade pode ser traduzida no momento em que o bispo IVAN chegou. A algazarra foi tamanha que o MILTON, nosso anfitrião super qualificado saiu à porta e comentou, literalmente:
- Parece coisa de adolescente.
Sorrimos da situação mas realmente nos tornamos jovens demais quando nos reunimos. O tipo de adoração que aprendemos é praticamos é aquela compartilhada, onde a alegria do outro me contagia e se torna maior, e assim se forma uma grande corrente de energia que precisa ser cantada, gritada, pulada, sorrida e falada...liberação pura.
Rever e formar novos amigos é sempre bom e importante, principalmente logo a seguir um período de "abstinência de um abraço fraterno". A sala do café do Casal Pamplona foi o palco de todo o estravasamento, onde todos queriam falar ao mesmo tempo, fazendo do ambiente uma nova Babel. Rever foi o mote principal, onde sempre se via um novo abraço, um novo aperto de mão, uma nova forma de sorrir. Foi isso o que se percebeu, se sentiu e se praticou nesse encontro.
Parabéns aos idealizadores. Parabéns ao Zé Brito e à sua esposa pelo clima bom da chácara; Parabéns ao Milton e à Raínha pelo aconchego. Parabéns à liderança do Elias que nos organizou e nos levou até lá.
Por fim, agradecer a DEUS por nós manter sempre jovens e famintos por viver e compartilhar das SUAS maravilhas. É isso....//
Eisenhower - professor/historiador, agradecido e feliz com os momentos vividos, out./2021.
Assinar:
Postagens (Atom)
A REFORMA E AS SOLAS
Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...

-
"EBENÉZER; ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR". ISamuel 7:12 A Anninha está completando 15 anos. Até aqui foram 5475 dias vividos. Muit...
-
O Grande Encontro, III EGE aconteceu. Em Teresina, nos dias 28 e 29 de setembro. Expectativas foram criadas, as engrenagens movidas pelos or...
-
Viver bem, Ter amigos vários e Viajar de moto. Agora, se de repente, em uma empreitada só, você consegue reunir as três coisas, é verdadeir...