domingo, 30 de novembro de 2025

CONFRA 22/11

 

Sábado, 22 de novembro de 2025, noite que o Senhor nos deu para a realização de nossa confraternização de final de ano, bem como a comemoração de dez anos de existência da Turma do Arroz com Abóbora. Noite de louvor, de alegria e de interação entre aqueles que fazem parte desse grupo. A verdade contida em Salmos 133:1, "Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" evidenciou-se nesta noite, onde comunhão,  companheirismo e doação foram as principais características.

O local escolhido para o encontro foi o Recanto da Turma - e não foi imposição; vários irmãos sugeriram o local como sendo o ideal - e houve uma grande mobilização para tornar o ambiente adequado, inclusive com doação e empréstimo de objetos e utensílios, com a finalidade única de fazer com que todos gostassem e se sentissem bem ao se reunir com a turma. A principal definição desse espaço é a humildade. A simplicidade, ao que parece, aproxima os visitantes, ao tempo em que define o modo de pensar e viver dos que o administram. E a partir daí, tudo é feito com decência, ordem e muita satisfação de dois corações agradecidos .

Uma das atrações da CONFRA 22/11 foi a realização do II Amigo Oculto, com troca de presentes idênticos e que, mesmo tendo, no início, sofrido resistência de alguns que não simpatizam com essa modalidade de atração, todos participaram e todos saíram com o seu presente, inclusive nossos visitantes. A ideia das lembranças iguais é para que todos tenham o mesmo nível de satisfação. E tem dado certo essa iniciativa, graças a Deus. 

Outra atração foi o cantinho das fotografias, onde o envolvimento de todos valorizou o tempo desprendido na organização do espaço, que foi uma sugestão de uma participante da logística do local. Muito bom e gratificante perceber que os irmãos abraçaram a ideia. O painel montado para esse fim contava com fotos de muito dos participantes... doravante iremos implementar esse quadro nos nossos encontros.

A palavra, adequada e consistente, foi apresentada pelo pastor Francisco Araújo, que na foto ao lado está com o irmão Félix Jr., neófito em participação com a Turma do Arroz,  mas que encontrou o seu espaço e está bem enturmado com todos, inclusive nos ajudou em algum momento durante o organização, e que agora agradecemos o empenho.

Falando em neófito, o casal formado por Reginaldo e Edivânia também participou pela primeira vez e se sentiram, ambos os dois que formavam o cadal e pelo que vimos, enturmados de bate-pronto, o que é muito bom e ao casal desejamos que tenha gostado o suficiente para continuar nos honrando com a presença. Janaína também esteve presente como visitante, e mesmo assim, participando em vários aspectos e ajudando na montagem do nosso cardápio. 

Resta, portanto, agradecer. A Deus, Senhor de tudo e de todos, inclusive do tempo, tendo nos permitido noite de sábado perfeita para a nossa reunião. A ele toda honra e toda a glória. À Primeira Dama, que mesmo limitada por questões de saúde se envolveu o suficiente para que a CONFRA 22/11 fosse possível. Ao Ivan, lá de longe, que também estendeu a mão e nos ajudou, estando ainda a orar por nós; ao R7 que nos doou implementos para iluminação, e ao Zequinha, que nos cedeu material para nossa mesa. Além desses, ainda agradecendo ao Ezequias lutier, que cuidou da parte sonora da noite.


Enfim, agradecemos ainda a Juliana, Mariane, Lucileide, Valdirene, Rosinha Abreu, Janaína, Luzineth, Nonita, R7, Iglésio, Edivânia, Edi, Daniel, Clarinda, Neuma, Zezinho, Mariínha, Francilmar, Ezequias, Rosália, Feliz, Félix Jr., Israel, Franzé, Maria de Jesus e, fora da foto, Vovó Neuda, dona Édna, Antônio e Andreia, que tornaram nossa mesa farta, ao ponto de acalmar o coração do organizador, que às vésperas do evento, estava pra correr de preocupação. Grandes coisas o Senhor tem feito; por isso somos um povo alegre. Que venha 17/01/26. Até lá,  se Deus quiser. 
P.S.: se esquecemos algum nome nos desculpe e aponte qual, para que possamos fazer a edição  incluindo o nome faltoso.
(Zevall e cooperadores - CONFRA 22/11).





sexta-feira, 21 de novembro de 2025

I shall overcome

A palavra desgaste ocupou, por momento longo e diante de circunstâncias primevas, algum espaço mental que não estava disponível no momento.  Mas veio e martelou; ocupou, talvez, o lugar que seria pra outro pensamento e ficou ali... desgaste, desgaste, desgaste... uma mensagem estava sendo anunciada.

Ante a insistência que roubava concentração para outro fim, a solução foi procurar entender as nuanças do problema e a melhor maneira para esse procedimento é partir, primeiramente, do entendimento do que seja desgaste, sem especulação ou achismo. Entre os significados possíveis, dois chamam mais atenção, quais sejam, consumição pelo tempo e ruína.

O tempo, o vilão que sempre ocupa espaço na existência natural, que faz perceber seus sinais, taxativos e cruéis na maioria das vezes, a nos enveredar em reflexões distintas do que fomos ou fizemos antes da ruína tomar conta. Antes desta, no entanto, a evidência proposta é a consumição, pelo tempo e de tempo. Tempo para fazer, para ser; sonhar, buscar contentamento e até, para muitos, tempo para ganhar dinheiro, esbanjar, ou seja, viver a vida dissolutamente.

Existe porém outra verdade em relação ao inexorável tempo. É quando o perdemos acreditando que estamos tendo alguma utilidade, fazendo o melhor possível e se desdobrando sem ser em causa própria, abrindo mão de necessidades singulares e particulares para, em seguida, perceber que não há nenhum sentido na proposta. O "esvaziar-se de si mesmo" é, portanto, obrigação. Nunca será visto como cortesia e/ou gentileza. Ou vontade de servir apenas.

É claro que a ação não deve ser precedida da intenção de reconhecimentos e gratificações. O pensamento "não de obras...para que não haja glorificação" faz todo sentido e deve ser observado. E entendido. Mas o martelar do "desgaste" no campo mental é alerta a ser considerado, afinal, ser consumido, pelo tempo, do seu tempo e há muito tempo, abala estruturas, por mais fortes que estas parecem ser...
(Zevall).


CONFRA 22/11

  Sábado, 22 de novembro de 2025, noite que o Senhor nos deu para a realização de nossa confraternização de final de ano, bem como a comemor...