sexta-feira, 21 de novembro de 2025

I shall overcome

A palavra desgaste ocupou, por momento longo e diante de circunstâncias primevas, algum espaço mental que não estava disponível no momento.  Mas veio e martelou; ocupou, talvez, o lugar que seria pra outro pensamento e ficou ali... desgaste, desgaste, desgaste... uma mensagem estava sendo anunciada.

Ante a insistência que roubava concentração para outro fim, a solução foi procurar entender as nuanças do problema e a melhor maneira para esse procedimento é partir, primeiramente, do entendimento do que seja desgaste, sem especulação ou achismo. Entre os significados possíveis, dois chamam mais atenção, quais sejam, consumição pelo tempo e ruína.

O tempo, o vilão que sempre ocupa espaço na existência natural, que faz perceber seus sinais, taxativos e cruéis na maioria das vezes, a nos enveredar em reflexões distintas do que fomos ou fizemos antes da ruína tomar conta. Antes desta, no entanto, a evidência proposta é a consumição, pelo tempo e de tempo. Tempo para fazer, para ser; sonhar, buscar contentamento e até, para muitos, tempo para ganhar dinheiro, esbanjar, ou seja, viver a vida dissolutamente.

Existe porém outra verdade em relação ao inexorável tempo. É quando o perdemos acreditando que estamos tendo alguma utilidade, fazendo o melhor possível e se desdobrando sem ser em causa própria, abrindo mão de necessidades singulares e particulares para, em seguida, perceber que não há nenhum sentido na proposta. O "esvaziar-se de si mesmo" é, portanto, obrigação. Nunca será visto como cortesia e/ou gentileza. Ou vontade de servir apenas.

É claro que a ação não deve ser precedida da intenção de reconhecimentos e gratificações. O pensamento "não de obras...para que não haja glorificação" faz todo sentido e deve ser observado. E entendido. Mas o martelar do "desgaste" no campo mental é alerta a ser considerado, afinal, ser consumido, pelo tempo, do seu tempo e há muito tempo, abala estruturas, por mais fortes que estas parecem ser...
(Zevall).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFRA 22/11

  Sábado, 22 de novembro de 2025, noite que o Senhor nos deu para a realização de nossa confraternização de final de ano, bem como a comemor...