quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Identidade

O que é identidade (...)
Para Hall o conceito de identidade é demasiado complexo, pouco desenvolvido e pouco compreendido (p.8). A partir desse enunciado fica evidente a carência de aprofundamento em torno da temática estabelecida.
Principalmente após a virada do século XX para o século XXI muitos conceitos foram modificados e outros foram introduzidos nas mentalidades, seja por acrescentamento nos currículos, seja por debates sugeridos e cobrados por organizações sociais – estas também tendo proliferado após o advento do século XXI, anda que já existissem, mas em escala menor.
Buscar – ou determinar – a constituição da identidade torna-se, portanto, uma tarefa hercúlea, vez que há uma volatilidade, esta movida por interesses subjetivos, na fixação da identidade. O próprio Hall afirma em seu texto que  a identidade é formada na “interação” (aspas do Hall) entre o eu e a sociedade, o que corrobora a ideia de interesse nas manifestações de identidade dos sujeitos: a filiação partidária mudando de um para outro partido; a transferência do documento eleitoral para votar em candidato X; o jogador – antes só de futebol, hoje de várias modalidades – que se sente motivado a defender em competições outro pais com o qual, diz ele, se “identifica melhor” (aspas minhas), etc., são exemplos dessa volatilidade de afirmação do sujeito, este, segundo Hall, conquanto portador de uma identidade unificada e estável, se torna fragmentado.
A ideia de fragmentação nos remete a Descartes (citado por Hall) que ao postular duas substâncias distintas – matéria e mente – individualiza o sujeito pensante. A partir dessa individualidade, suas escolhas são pessoais, até mesmo a sua identidade.
Somos, como já definido anteriormente, movidos por interesses particulares, o que nos leva a mudanças de conceitos, por mais arraigadas ou tradicionais que sejam suas representações. Enfim, como Hall (1990) afirma, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia.

A identidade fixa, pois, seria uma utopia.

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