segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Projeto de Matemática

Matemática em toda parte


A data de 23 de novembro de 2017 é pra ser lembrada por muito tempo; quiçá, sempre, por alunos, professores e demais colaboradores que compõem o quadro educacional da Unidade Escolar João Leal, em Nazaré do Piauí. Nesta data aconteceu, pela manhã, a abertura de um projeto voltado exclusivamente para a Matemática e seus elementos, desde o básico ao mais complexo. Com o tema “MATEMÁTICA EM TODA PARTE”, este projeto foi capitaneado pelo professor Ildemar, titular da disciplina nesta unidade escolar.

O que se pode dizer da adoção dessa forma de repassar os conceitos matemáticos aos alunos, de fazer com que gostassem da ideia – neste caso, ideia matemática – é que foi uma culminância de sucesso. Diz-se culminância em função – e não é uma função matemática – vez que, desde a última semana que antecedeu ao desfecho do projeto, os alunos terem “vivido Matemática”. O resultado foi uma enxurrada de faixas, cartazes, esculturas, pintura de sinais gráficos e equações nas paredes da escola, improvisações musicais e muita explicação e leitura por parte de todos os alunos envolvidos, trabalho este que envolveu muita dedicação e pesquisa. Tudo isto tematizado na Matemática. O porquê, a utilidade, o surgimento, o que seria do homem em seus aspectos relacionais se ela não houvesse, foi discutido, explicado e mostrado. Matematicamente, como não poderia deixar de ser.
                       

                                        Parabéns ao professor Ildemar, professor por excelência, amigo dos alunos e de todos e extremamente exigente, como só um professor de Matemática que se expõe e impõe, pode e deve ser. Parabéns por inculcar nos alunos a ideia – necessária – de “vestir a camisa” e conhecer a Matemática desde os seus primórdios; parabéns aos alunos por terem vestido, no sentido mais figurado possível esta camisa, ao ponto de o sentido parecer literal.
Por fim, parabéns a todos que fazem a comunidade escolar João Leal. Diretora, coordenadoras, supervisora, secretários, auxiliares diversos, que agiram e interagiram, todos fazendo o projeto acontecer.
Problemas? – houveram. Mas de uma maneira que só contribuíram para engrandecer o trabalho. O professor ousou quando iniciou o projeto mesmo sem energia (faltando desde o início da manhã); com isso os alunos participantes se desdobraram, sem microfones, sem slides, na improvisação mesmo. E deu certo. Muito certo! Tinha que dar... a Matemática surgiu numa época em que os conceitos de energia ainda não haviam sido formulados. Porque uma falta de corrente poria fim a tanto esforço e planejamento?

Portanto, o projeto aconteceu na manhã de 23 de novembro e há que continuar no período da tarde e, em data futura, à noite. Quem participou, gostou; quem fez, idem. E quem, por uma razão qualquer, deixou de comparecer, por favor, recorra à tabuada. E aprenda Matemática.
Zevall, novembro/2017.




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