Matemática em toda parte
A data de 23 de novembro de
2017 é pra ser lembrada por muito tempo; quiçá, sempre, por alunos, professores
e demais colaboradores que compõem o quadro educacional da Unidade Escolar João
Leal, em Nazaré do Piauí. Nesta data aconteceu, pela manhã, a abertura de um
projeto voltado exclusivamente para a Matemática e seus elementos, desde o
básico ao mais complexo. Com o tema “MATEMÁTICA
EM TODA PARTE”, este projeto foi capitaneado pelo professor Ildemar,
titular da disciplina nesta unidade escolar.
O que se pode dizer da adoção
dessa forma de repassar os conceitos matemáticos aos alunos, de fazer com que
gostassem da ideia – neste caso, ideia matemática – é que foi uma culminância
de sucesso. Diz-se culminância em função – e não é uma função matemática – vez
que, desde a última semana que antecedeu ao desfecho do projeto, os alunos
terem “vivido Matemática”. O resultado foi uma enxurrada de faixas, cartazes,
esculturas, pintura de sinais gráficos e equações nas paredes da escola,
improvisações musicais e muita explicação e leitura por parte de todos os
alunos envolvidos, trabalho este que envolveu muita dedicação e pesquisa. Tudo
isto tematizado na Matemática. O porquê, a utilidade, o surgimento, o que seria
do homem em seus aspectos relacionais se ela não houvesse, foi discutido,
explicado e mostrado. Matematicamente, como não poderia deixar de ser.

Parabéns ao professor Ildemar, professor por excelência, amigo dos alunos e de todos e extremamente exigente, como só um professor de Matemática que se expõe e impõe, pode e deve ser. Parabéns por inculcar nos alunos a ideia – necessária – de “vestir a camisa” e conhecer a Matemática desde os seus primórdios; parabéns aos alunos por terem vestido, no sentido mais figurado possível esta camisa, ao ponto de o sentido parecer literal.
Por fim, parabéns a todos que
fazem a comunidade escolar João Leal. Diretora, coordenadoras, supervisora,
secretários, auxiliares diversos, que agiram e interagiram, todos fazendo o
projeto acontecer.
Problemas? – houveram. Mas de
uma maneira que só contribuíram para engrandecer o trabalho. O professor ousou
quando iniciou o projeto mesmo sem energia (faltando desde o início da manhã);
com isso os alunos participantes se desdobraram, sem microfones, sem slides, na
improvisação mesmo. E deu certo. Muito certo! Tinha que dar... a Matemática
surgiu numa época em que os conceitos de energia ainda não haviam sido
formulados. Porque uma falta de corrente poria fim a tanto esforço e
planejamento?
Portanto, o projeto aconteceu
na manhã de 23 de novembro e há que continuar no período da tarde e, em data
futura, à noite. Quem participou, gostou; quem fez, idem. E quem, por uma razão
qualquer, deixou de comparecer, por favor, recorra à tabuada. E aprenda
Matemática.
Zevall, novembro/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário