Hoje, das 14:00 às 16:00 trabalhei com um grupo pró-ENEM. Grupo pequeno - seis alunos - onde o tema da aula era Geopolítica e Capitalismo, temas da disciplina Geografia. Experiência nova mas muito significativa, a partir do momento em que foi um contato diferente, com alunos atentos e obsequiosos, interessados mesmos em assimilar o que estava sendo pautado no decorrer da aula.
Ao final, descobri que aprendi bastante. Aprendi que existem ainda pessoas que se voltam, por acreditarem, que estudar vale a pena. Para que se ratifique essa ideia, é necessário que se conheça o grupo em questão: um rapaz, uma moça e quatro senhoras mães de famílias que, em um sábado à tarde, abrem mãos de seus afazeres, quaisquer que sejam - cuidar da casa, da beleza, assistir à família ou simplesmente descansar - para sentarem-se durante duas aulas pra ouvir sobre nuances, pontos autos e baixos do sistema capitalista.
Aprendi que na qualidade de mediador, na convivência com esses alunos, pouco tenho feito em benefício de tantos quantos precisam se encontrar através do estudo; que posso fazer mais, bem mais e em toda e qualquer oportunidade que apareça. A tarde foi ganha!