sábado, 18 de setembro de 2021

Sobre Retiros e outros afins

No dia 16 de fevereiro de 1980, por volta das 9h, o pr. Freitas me trouxe da antiga rodoviária de Floriano, vez que eu chegava de minha segunda viagem a São Paulo, exatamente para este local. A comunidade vista ao fundo é o bairro Taboca em sua saída sentido Ponte de Pedra, local que os jovens batistas dos anos de 1980/90 conheciam muito bem. Neste bairro, em uma antiga morada da saudosa conselheira da mocidade Diva Simplício, senhora atuante em outros departamentos da igreja e muito ligada aos jovens, seria realizado, nos dias 16 a 19 de fevereiro, o Retiro de jovens da mocidade Batista. Na ocasião o orador foi o pr. Mário Gomes de Barros, também forte entusiasta da causa do jovem batista. O tema, não o sei dizer na íntegra, mas era algo voltado ao papel do jovem no seu relacionamento com o seu Deus. Ciro Rodolfo, de saudosa memória, foi um dos conselheiros na ocasião.
Hoje (18/09/21), ao determinar o roteiro da minha caminhada, decidi voltar ao local para ver como se encontrava e sentir um pouco de saudade daqueles tempos. O que vi, ao tempo que me rememorou alguns acontecimentos da época, me encheu de tristeza por vê algo ligado à nossa história tão degradado e abandonado. A foto acima mostra a casa grande, casa está que era, ao mesmo tempo, dormitório das moças, cozinha e salão de reuniões. nesta casa as palestras matinais e o culto da noite eram realizados. Tudo muito simples porém aconchegante e cheio de comunhão e de amor.
Na foto da direita percebe-se onde ficavam os antigos estábulos e currais, que foram devidamente limpos e preparados para ser o dormitório masculino. Ainda se percebe ruínas, tanto nesta foto como na anterior, da construção da casa assim como dos tanques e cochos de alimentação dos animais, pois o local era uma pequena fazenda da Família Simplício. Dizem que "recordar é viver". Eu acredito que faz bem ao nosso coração saber que já fomos protagonistas de belas e importantes histórias no caminho que decidimos seguir, ao lado do Senhor Jesus. Fica o registro. Eisenhower (Zevall), professor/historiador, set./21.

5 comentários:

  1. Apenas registrar que o retiro ao qual se refere foi o segundo a ser realizado naquele local, pois em 1973 o retiro foi lá na mesma fazenda, neste eu participei, no outro não. acho que a partir daí começou a ser regionalizado com participações das Igrejas de Pastos Bons, São João dos Patos, Picos, Oeiras e Landri Sales.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. Eu só comecei a participar de 1976, quando você, Melquizedeque, Jarbinha e Guimarães passaram a fazer parte do meu círculo de amizade/irmandade.

      Excluir
    2. 1976 o retiro que fizemos amizade foi realizado no Parque de exposição que hj lá é a Escola Tecnica (IFPI) lá lembro de Melquisedeque, Jarbinha, Ezequias, Arimateia, Guimarães, Ilaércio, Eurípides fotografo, Marsonia, e o hj Pr Antonio Roberto Pinto, toda aquela do Sr Eliazar. Eita tempo bão aquele.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Perfeito. Esse foi o primeiro meu. Depois, fui dois em Oeiras, um próximo ao Boqueirão, e esse que escrevi sobre ele.

      Excluir

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...