Se essa rua, se essa rua fosse minha... mandaria destacar todas as suas histórias importantes para a construção da hoje cidade de Floriano - Piauí.
segunda-feira, 18 de abril de 2022
ROMANCE
*Te* *amo* Te amo com A de amor, Te amo com B de boneca querida. Te amo com C de
carinhosa E com D de dengo meu. Te amo com E do meu nome, Com F de fofurinha;
Também com G de gatinha manhosa, como não poderia deixar de ser... Te amo com H
da harmonia do nosso amor, Com I de infinitamente amada . Com J de justa, L de
leal e M de maravilhosa. Te amo com N de "nem pense em me deixar", Com O de o
teu amor pra mim é tudo E P de pelo teu amor vou além do horizonte Te amo com Q
de quero tu pra mim, R de riso de princesa e S - essa é fácil - da saudade
sentida quando estou longe. Te amo com T de teu amor me basta. Te amo com U de
uma joia rara és tu...V de vida minha e X (aqui vou inventar): de xêro do teu
cangote e finalmente Z... o que eu poderia escrever com z? Z de Zevall, teu
homem de ontem, de hoje e de amanhã. Considerações finais: te amo te A a Z
sábado, 16 de abril de 2022
AMIGOS
Fazer amigos é arte extremamente difícil./Tem-se que ser paciente/gostar dos mesmos gostos/andar-se por caminhos que muitas vezes nem queremos ir.../devemos sorrir quando, às vezes, a única vontade é chorar; mas sorrimos pelo bem do amigo./Quantas vezes ansiamos por um abraço e percebemos que o nosso amigo carece muito mais que nós e vamos lá e o abraçamos./ Amigo é coisa rara/é joia preciosa.../mas o verdadeiro amigo - ainda que precioso - não tem preço/senão poderíamos comprá-lo e a amizade perderia o sentido. O amigo não se incomoda se precisamos dele fora de hora; se pedimos uma carona numa rota que não é sua. O amigo te empresta $ 50 num momento de sufoco...
Amigos/amigos/
tenho muitos/
tenho vários/
tenho tantos...
Elias/
Nilton/
Waldir & Márcia/
Anselmo/
Edi Maria/...
Poderia acrescer a relação de nomes. Guimarães, Ribeiro, Carvalho etc./ Se relaciono todos meus amigos/ah, certamente o arquivo não suportaria./ O que farei com tantos amigos?/ - Já tenho feito: guardo-os num cantinho especial do peito/junto com as lembranças, não importa se boas ou contrárias./O que importa, mas importa mesmo, é que pelo vivido, somos amigos.
Zevall, professor/historiador, abril/22
domingo, 10 de abril de 2022
ALEA JACTA EST
"Portanto, Irmãos, escolhemos dentre vós (...) homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço (Atos 6:3)".
Já estamos respirando o II Encontrão do GE, a ser realizado, com a graça de Deus, no corrente ano. Digo Encontrão porquê, regionalmente temos realizado pequenos encontros no intervalo de tempo entre o primeiro e este que irá acontecer brevemente. O rogo é que "tudo concorra para o bem daqueles que amam a Deus...".
A propósito do versículo citado no início do texto, recentemente os irmãos retratados aqui estiveram reunidos com o propósito de fazer nosso encontro acontecer. Homens e mulheres cheios de sabedoria e do Espírito Santo, representando a todos nós que fazemos parte "dessa juventude" cheia de experiência e muita vontade. Por isso é hora do engajamento, do pé-de-meia ou do porquinho. O importante é se preparar para estar em Teresina e podermos repetir, agora em um arco bem maior, o abração que pudemos sentir e participar ali em Picos, no outubro próximo passado.
É isso aí!!! Vamos nessa...
PS.: Sobre nosso título textual, "a sorte está lançada", ainda que, no nosso caso não se trate de sorte mas de compromisso.
Zevall, professor/historiador, abril/22.
sexta-feira, 8 de abril de 2022
GIBÃO
Este é Gibão, meu gato. Ele está com a pata machucada; pela segunda vez. Sabemos de onde partiu a agressão que o feriu mas nada podemos fazer por não termos "câmeras escondidas".
É lamentável que existam pessoas que, por não gostarem de determinado animal, se sentem compelidos a agredi-los, esquecendo que são indefesos a esse tipo de atitude.
Resta pois torcer por Gibão para que se recupere logo e bem. Mas fica o protesto... e que nasça sentimentos nos corações desprovidos.
Zevall, professor/historiador, abril/22.
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Uma crônica apenas
Houve uma época em que pensei que sabia fazer algo. Prescrutei entre as possibilidades, tentei aqui e ali, experimentei uma e outra arte, estudei, me joguei e, no fim, nada descobri. O que sou, qual a minha habilidade ou no que poderia ser bom se tornou uma incógnita. E uma obsessão descobrir.
"Naveguei em águas escuras e turbulentas; percorri caminhos tortuosos e íngremes e descobri mundos e gentes novas para mim mas continuei estranho a mim mesmo. Padeiro, escriturário, estoquista, recenseador, balconista, pintor, cobrador, motorista, professor..., o que sou eu?
De repente me vejo ante nova possibilidade, e justamente agora, quando penso que finalmente me encontro pronto para ser eu mesmo o coração sangra...
Onde errei ou qual o erro tento responder. Talvez amar à vida de um modo especial e diferente, acreditando que o amor "tudo supera" e faz de nós novos entes,pressentindo que este "mundo" que iniciei a construir ameaça desabar. Por quê, eu tento entender. Acredito que ser diferente não é defeito mas se a diferença acarreta problemas e obstáculos certamente também não é virtude.
Olho para a frente e no horizonte distante não prevejo respostas para o questionamento base: o quê e quem sou eu?
- Alguém talvez que use a escrita por falta da palavra a ser dita; que o que pensa pode ser falso mas acredita ser capaz de amar com uma força que, por ser tão forte é incontrolável e poderá ser destruidor. Destruidor de sonhos e de convicções mas, principalmente da possibilidade de ser feliz; de poder recostar a cabeça, ao final de um dia, e pensar que toda a luta e aposta investida valeu a pena.
Seria quimera pensar assim ou preciso primar um pouco mais pelas minhas convicções e vontades?
Mas persiste, enfim, a dúvida: quem sou eu?
Zevall, professor/historiador, abril/22.
Assinar:
Postagens (Atom)
A REFORMA E AS SOLAS
Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...

-
"EBENÉZER; ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR". ISamuel 7:12 A Anninha está completando 15 anos. Até aqui foram 5475 dias vividos. Muit...
-
O Grande Encontro, III EGE aconteceu. Em Teresina, nos dias 28 e 29 de setembro. Expectativas foram criadas, as engrenagens movidas pelos or...
-
Viver bem, Ter amigos vários e Viajar de moto. Agora, se de repente, em uma empreitada só, você consegue reunir as três coisas, é verdadeir...