quarta-feira, 7 de junho de 2023

513km de Piauí


 Antônio Almeida, 15h25 da segunda feira, dia 05/07. Era a quarta cidade de um roteiro que teve início às 8h15, em Floriano - Pi. As férias findariam de 07 do corrente e como ainda não havia viajado, resolvi improvisar. Deu certo. Moto abastecida e corrigidos os detalhes básicos,  pé na estrada, ou melhor, moto sendo posta a rodar. Sem pressa e sem compromisso definido; cuidados observados, velocidade moderada; ingredientes necessários para uma viagem segura.

Primeira parada, em Barra do Lance,  no Pit Stop, à beira da estrada na entrada da cidade, para café acompanhado de deliciosos pastéis de carne e de queijo. Papo agradável com o proprietário do local, suco de tamarindo após o café, descanso merecido e energias restabelecidas, hora de retornar à estrada seguindo para uma parada rápida em Landri Sales. Feito isto, retornamos à rodovia, agora com destino a Sebastião Leal.
Chegando nesta cidade a palavra de ordem era encontrar Carlos Augusto Dias, figura impoluta e cordata, cópia fiel de vosso pai, Manoel Wenceslau Dias, grande filósofo contemporâneo, oriundo das vastidões cearense, de onde teria vindo ainda como tropeiro, se estabelecendo em definitivo no Piauí. De ideologia socialista, o camarada Manoel, nosso progenitor, sofreria com as inquietações do Regime Militar, tendo, em decorrência de perseguição por parte de agentes do sistema, passado, em certa ocasião, 15 (quinze) dias na Ilha do Bananal, escondido em meio aos nativos. 
Ainda em Sebastião Leal, Carlão se encarregou de nos servir lauto almoço,  abastecendo-nos pra o prosseguimento de nossa viagem. Progresso, Bunge, Serra do Uruçui  - esta, uma curiosidade satisfeita - e Antônio Almeida foi sequência direta do roteiro, tendo parado novamente, para descanso, em Landri Sales.
Descanso estabelecido, água bebida para hidratar, hora de voltar pra casa, agradecendo ao bondoso Deus por ter-nos agraciado com um belo passeio pelo vasto e belo Piauí, vendo e conhecendo novas gentes e terras. Aqueles menos afeitos à aventura dirão que é algo cansativo. Eu digo que é muito prazeroso e gratificante, principalmente por nos colocar ante a realidade do nosso povo. Palavras finais? - tenho sim: já estou pensando em outra viagem; quiçá com um roteiro um pouco mais distinto e mais longo. Até lá, então...

(Zevall, professor/historiador, em passeio por essa terra maravilhosa chamada Piauí).




2 comentários:

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...