segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Um Cajueiro

O meu cajueiro

Tenho um cajueiro em frente à minha janela. Ele me fornece sombra e ajuda na ventilação em noites quentes, além de produzir frutos, o seu objetivo natural e no tempo devido.
Quando o meu cajueiro começou a crescer cuidava dele diuturnamente, pois, além dos frutos que viria a produzir, pensei na sombra que ele certamente proporcionaria e que serviria, entre outras utilidades, para proteger o meu carro do sol diário.
Ainda não tenho um carro, mas quando o tiver, o local para colocá-lo já está providenciado. Enquanto isso venho desfrutando do meu cajueiro de um modo em que não havia pensado antes e que é possível que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que eu, mas ainda não conseguiram identificar a sua importância.
Acordo todas as manhãs com uma revoada de pássaros a cantar no meu cajueiro, numa cacofonia de sons particulares e alegres que me tornam o acordar uma grande oportunidade de agradecer ao Senhor Deus pelo novo  dia que recebo e que os passarinhos estão a anunciar o seu começo. E essa apresentação melodiosa permanece, diariamente, até meados da manhã. Que maravilha! Que prazer imenso!
Há um hino do cancioneiro evangélico, já quase esquecido ante as novidades gospel que tem surgido – o que não nos obriga, necessariamente, a esquecer dos cânticos do passado – que em uma de suas estrofes nos diz “quando a vagar nas matas e florestas; o passaredo alegre ouço a cantar (...)” . Tenho, pois, esse passaredo a cantar para mim, revelando, a cada dia, que “Grandes coisas o Senhor tem feito por mim e por isso estou sempre alegre” (adap. do Salmos 126). É a grandeza do Senhor manifestada em coisas que, a principio, parecem pequenas, mas que são grandiosas.
Quando adquirir o meu carro a sombra para colocá-lo estará aqui, pronta para recebê-lo. Enquanto isso – e depois – estarei desfrutando do cantar dos pássaros que visitam o meu cajueiro em todas as novas manhãs que a mim são ofertadas pela boa vontade de Deus.
Preciso cuidar melhor – a cada dia – do meu cajueiro, agradecendo por ele e pelos “seus” pássaros.
Eisen Dias
Floriano – Piauí (10/12/16).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...