terça-feira, 4 de julho de 2017

Uma Festa na escola

Joãorraiá 2017 – uma festa

A escola João Leal, localizada em Nazaré – Piauí, organizou o “joãorraiá 2017”, projeto que envolveu a comunidade escolar – professores alunos e gestores – nos seus três turnos  de funcionamento, quais sejam, manhã, tarde e noite.
Realizado em 30 de junho, o que pretendia ser um projeto simples apresentou-se sofisticado e cheio de nuances capaz de satisfazer à maior das expectativas e ao mais exigente dos gostos, pela organização, pelo empenho de cada parte envolvida, pela variedade de temas e de cores e pela capacidade criativa revelada tanto pelos professores/monitores de turma quanto pelos alunos que, em suas salas, defendiam um tema regional específico.
E a partir desses temas regionais específicos o que foi visto por quem visitou a escola nesse dia foi um Brasil multifacetado, colorido e rico culturalmente representado em pratos típicos de cada região, danças, trajes e toda uma gama de características particulares que se fizeram representar através do vaqueiro nordestino piauiense, o chimarrão dos pampas do Rio Grande do Sul, o carimbó do Pará, o axé e acarajé baiano, a rica culinária mineira e goiana, entre tantas outras formas expressivas representadas no evento. Uma festa digna e feita com empenho.



Assim a comunidade ativa da Unidade Escolar João Leal deixa para trás essa data enriquecida. Esse enriquecimento foi granjeado, em primeiro lugar, pelo apoio dispensado pela atual gestora da escola, professora Francisca Lima; em segundo lugar capitalizou-se pela disposição de cada um dos professores que se dedicaram, criaram, se dispuseram e fizeram o que deveriam e que precisava ser feito, ratificando a ideia de que quando mãos se unem a corrente se fortalece e “o barco se segura”. No caso do joãorraiá 20017 fez-se uma corrente que deu certo.
Em terceiro e ultimo lugar o enriquecimento se concretizou – e defendo que este foi o ponto alto do projeto – pelo engajamento de todos os alunos envolvidos em cada turno. Por mais que a direção apoie, por mais que os professores se disponham e se dediquem, se os alunos não “comprarem a ideia”, nenhum projeto se concretiza com o grau de satisfação almejado. E os alunos investiram e se revestiram do querer desenvolver o cerne proposto para a ocasião e o que se viu, a partir de então, foi muita alegria, muitas cores e significados e muita expressão corporal representada e representando a beleza de rapazes e moças da escola. 


Resta, pois conclamar o grito de “VALEU, JOÃO LEAL!” Graças à vontade de querer fazer. A professora Francisca lima e todos os seus auxiliares na administração; os professores nos três turnos, parabéns! Parabéns mesmo. Todos merecem.
Aos alunos a palavra é no sentido de, além do agradecimento, dizer “CONTINUEM!” – a festa envolveu muita gente, porem foram vocês que a fizeram; que transformaram ideias e planos em algo tangível, real. Que venha 2018, pela graça do Pai de todos nós – Deus – que nos concede oportunidades e nos permite o uso das nossas capacidades. Que no próximo ano a vontade de fazer seja duplicada, quiçá triplicada. Ou uma multiplicação ainda maior...

Representantes de turmas.


Em 2017 fizemos a corrente e deu certo. Assim podemos todos juntos, felizes e contentados pela realização da proposta que escolhemos sorrir e aplaudir e em uníssono dizer que nós “ATRAVESSAMOS O NOSSO RUBICÃO”!

Zeval – Floriano (PI), 2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...