terça-feira, 16 de outubro de 2018

Nordestanças

O texto a seguir foi Produzido por Beatriz Mazzei, que começa trilhar os caminhos do jornalismo e, ao mesmo tempo, tem seu coração devotado, de um modo singular, à toda e qualquer referência ao nordestino, seja no âmbito do social, ou do econômico. Amar ao Nordeste e, por extensão, ao seu povo, para Beatriz Mazzei, como ela deixará claro no seu texto, além de prazer, é uma "questão de cultura". Vale a pena a leitura!!!



O Dia do Nordestino é comemorado anualmente hoje, dia 08 de outubro. Uma data em homenagem à diversidade cultural da região. E bota cultura nisso!
Para não elegê-lo, tem que ter muita cultura. Pra não ser escolarizado e fazer questão de colocar os filhos na faculdade. Pra ser imigrante e fazer do seu suor a nova cidade. Pra percorrer longas distâncias pra chegar ao colégio, lutar pra ter instrução. Pra resistir e existir, valorizando o que é local, em vez de consumir o que vem de fora e dizer que aquilo é cultural, cult, legal.
À todos que dizem que o povo nordestino é um povo sem cultura, lanço o desafio: então me explica que raio é cultura, pelo amor do Senhor! Porque lhes afirmo que nenhum povo desse país me ensinou mais sobre esse conceito do que o povo nordestino, e, aqui, eu falo “povo” com a boca cheia. Não é “povo” como você diz, pra designar àquelas pessoas que prefere evitar. Eu falo povo no conjunto, na unidade. “Povo” de gente que chama a casa de lar e o berço de “minha terra”, onde se planta e se colhe, onde se faz germinar em qualquer solo, por mais árido que seja.
Com o Nordeste eu aprendi as rimas da embolada, qual é o gosto de uma peixada e que rapadura é doce mas não é mole não. No Nordeste eu me encantei com o cordel, aprendi a olhar pra o céu e que não adianta pedir sem agradecer.
No Nordeste eu me banhei no rio, comi cuscuz com macaxeira e vi a bravura de Lampião logo ali, incorporada em todo o cidadão, mesmo sem peixeira. Oxe! Minha raiz é nordestina e faço questão de a regar! Parabéns aos nordestinos.

Texto de Beatriz Mazzei.
(Via WhatsApp)   

2 comentários:

  1. Olá Eisenhower! Obrigada pelo reconhecimento! Gostei muito do seu blog, tem muita coisa boa por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Teu texto diz muito do povo nordestino. Quando o vi, logo pedi permissão para usá-lo. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...