terça-feira, 3 de abril de 2018

Cinema em sala de aula.



Projeto a ser realizado com uma turma de 3º ano (312/manhã) da Unidade Escolar João Leal, no município de Nazaré do Piaui - Piauí sob a orientação do Professor Dias  na área de História. O cinema é um entretenimento atual e pluricultural que, em alguns momentos, tem a sua importância desvirtuada. Pensando em conscientizar aos alunos, o projeto nasce como um meio para despertar o seu valor e sentido 



Projeto de aula temática

1.         TEMA: Cinema em sala de aula.
2.         TITULO: Filmes temáticos: a sétima arte como instrumento didático nas aulas de História.
3.         OBJETIVOS
3.1 GERAL: Fomentar entre os alunos/alvo o  gosto pelo cinema.
3.2 ESPECÍFICOS:
ü  Enfatizar a importância dos filmes temáticos no contexto da aula de história;
ü  Incentivar aos alunos no interesse do conhecimento dos caminhos cinematográficos;
ü  Fomentar, entre os alunos, a produção de um curta (aproximadamente 15 minutos) de um filme com o tema livre, visando a despertar o gosto pelo envolvimento com o passo a passo de uma produção cinematográfica.
4.         JUSTIFICATIVA
Nossas salas de aula são “pluriétnicas” e multicoloridas. Somos urbanos e rurais, pretos e brancos e meios termos. Falamos, sorrimos e agimos de formas diferentes; temos gostos comuns e particulares, ao mesmo tempo. Não obstante a todas essas diferenças, convivemos diariamente cinco dias por semana, “juntos e misturados”, na escola, e corriqueiramente nos encontramos em finais de semana para a diversão.
Esse fato – o de estarmos rotineiramente juntos – induz à necessidade de uma convivência de aceitação e de partilhamento naquilo e daquilo que faz parte do dia a dia de cada um seja na sala de aula, seja no trabalho – há aluno que já trabalham quando não se encontram na escola – seja nos locais de diversão e, nesse momento, entra a possibilidade do cinema, do filme e de suas curiosidades.
 Os filmes indicados no livro didático são interessantes  para a compreensão do evento histórico como um todo, ainda que este – o filme – se apresente “maquiado”, adaptado para os interesses de sua produção.
Entendido no seu contexto histórico, esse é o mote deste projeto de aula temática: clarificar todas essas diferenças e despertar entre todos os alunos participantes (alvos) a aceitação e a adoção do seu companheiro/colega. Além deste, a possibilidade de que a pesquisa possa servir para estudos futuros representa outro elemento justificador deste trabalho

5.         METODOLOGIA
Aula expositiva enfatizando a dinâmica do cinema como fermenta didática em sala de aula, dentro da escola e, particularmente, no cotidiano de cada um enquanto sujeito social, destacando conceitos a serem apreendidos e abordando a importância dos filmes como elemento de entretenimento .
Produção, por parte dos alunos – que serão divididos em dois grupos dentro da turma 311/manhã – de um curta de 15 minutos de duração, com tema a ser escolhido pelo próprio grupo.
Análise de 04 (quatro) filmes indicados entre 20  (vinte) de uma relação apresentada pelo professor, também escolhidos por cada grupo,  onde serão destacados:
v  Titulo;
v  Diretor;
v  Ano de produção;
v  Breve resumo de seu enredo (história), com o mínimo de 30 (trinta)  linhas devidamente organizado e digitado.
Para avaliação da apresentação do trabalho pelos grupos haverá um corpo de jurados composto de 03 (três) membros a serem escolhidos pelo professor/promotor da aula/evento.
6.         RECURSOS DIDÁTICOS
Cartazes, Faixas; Palestrante; Datashow e impressos.
6.1.     a responsabilidade da organização e providencia do material a ser utilizado ficará  a cargo dos grupos participantes.
6.2 A turma envolvida no desenvolvimento do projeto será a 312 (terceiro ano da manhã).
6.3 A data de realização do projeto será 14/04/2018, salvo algum impedimento por parte da coordenação, o que nos levará à escolha de nova data.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...