Projeto a ser realizado com uma turma de 3º ano (312/manhã) da Unidade Escolar João Leal, no município de Nazaré do Piaui - Piauí sob a orientação do Professor Dias na área de História. O cinema é um entretenimento atual e pluricultural que, em alguns momentos, tem a sua importância desvirtuada. Pensando em conscientizar aos alunos, o projeto nasce como um meio para despertar o seu valor e sentido
Projeto
de aula temática
1. TEMA:
Cinema em sala de aula.
2. TITULO:
Filmes temáticos: a sétima arte como instrumento didático nas aulas de História.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL: Fomentar entre os alunos/alvo o gosto pelo cinema.
3.2 ESPECÍFICOS:
ü Enfatizar
a importância dos filmes temáticos no contexto da aula de história;
ü Incentivar
aos alunos no interesse do conhecimento dos caminhos cinematográficos;
ü Fomentar,
entre os alunos, a produção de um curta (aproximadamente 15 minutos) de um
filme com o tema livre, visando a despertar o gosto pelo envolvimento com o
passo a passo de uma produção cinematográfica.
4. JUSTIFICATIVA
Nossas salas de aula são “pluriétnicas” e multicoloridas.
Somos urbanos e rurais, pretos e brancos e meios termos. Falamos, sorrimos e
agimos de formas diferentes; temos gostos comuns e particulares, ao mesmo
tempo. Não obstante a todas essas diferenças, convivemos diariamente cinco dias
por semana, “juntos e misturados”, na escola, e corriqueiramente nos
encontramos em finais de semana para a diversão.
Esse fato – o de estarmos rotineiramente juntos – induz à
necessidade de uma convivência de aceitação e de partilhamento naquilo e
daquilo que faz parte do dia a dia de cada um seja na sala de aula, seja no
trabalho – há aluno que já trabalham quando não se encontram na escola – seja
nos locais de diversão e, nesse momento, entra a possibilidade do cinema, do
filme e de suas curiosidades.
Os filmes
indicados no livro didático são interessantes para a compreensão do evento histórico como um
todo, ainda que este – o filme – se apresente “maquiado”, adaptado para os
interesses de sua produção.
Entendido no seu contexto histórico, esse é o mote deste
projeto de aula temática: clarificar todas essas diferenças e despertar entre
todos os alunos participantes (alvos) a aceitação e a adoção do seu
companheiro/colega. Além deste, a possibilidade de que a pesquisa possa servir
para estudos futuros representa outro elemento justificador deste trabalho
5. METODOLOGIA
Aula expositiva enfatizando a dinâmica do cinema como
fermenta didática em sala de aula, dentro da escola e, particularmente, no
cotidiano de cada um enquanto sujeito social, destacando conceitos a serem
apreendidos e abordando a importância dos filmes como elemento de entretenimento
.
Produção, por parte dos alunos – que serão divididos em
dois grupos dentro da turma 311/manhã – de um curta de 15 minutos de duração,
com tema a ser escolhido pelo próprio grupo.
Análise de 04 (quatro) filmes indicados entre 20 (vinte) de uma relação apresentada pelo
professor, também escolhidos por cada grupo,
onde serão destacados:
v Titulo;
v Diretor;
v Ano
de produção;
v Breve
resumo de seu enredo (história), com o mínimo de 30 (trinta) linhas devidamente organizado e digitado.
Para avaliação da apresentação do trabalho pelos grupos
haverá um corpo de jurados composto de 03 (três) membros a serem escolhidos
pelo professor/promotor da aula/evento.
6. RECURSOS
DIDÁTICOS
Cartazes, Faixas; Palestrante; Datashow e impressos.
6.1. a
responsabilidade da organização e providencia do material a ser utilizado
ficará a cargo dos grupos participantes.
6.2 A turma envolvida no desenvolvimento do projeto será
a 312 (terceiro ano da manhã).
6.3 A data de realização do projeto será 14/04/2018, salvo
algum impedimento por parte da coordenação, o que nos levará à escolha de nova
data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário