quinta-feira, 12 de abril de 2018


Encontro do GE em Teresina.
Logomarca e divisa do GE
Foto: Organização do Evento, 2018

O primeiro encontro do GE – Geração Escolhida – aconteceu. O primeiro no sentido de uma organização voltada exclusivamente no intuito  de reunir remanescentes de tempos idos em Socopo; o primeiro, considerando-se uma infraestrutura montada com diretoria, com oradores, com camisas padronizadas, com versículo-chave e tendo como ponto de encontro Teresina. Outros encontros menores já haviam acontecido anteriormente.
A data de 30 de março a 1de abril de 2018 tornou-se, portanto, um marco. E não poderia ser diferente, com tantos irmãos reunidos e ansiosos para, inicialmente, louvar e engrandecer ao Senhor Jesus as bênçãos recebidas e, depois, para abraçar, abraçar e abraçar a todos, ainda que depois dos abraços alguns fossem parar dentro da piscina, caso do bispo Ivan, onde Zé Brito e o pastor Guimarães não mediram esforços para dar-lhe um banho, mesmo tendo ido junto. Brincadeiras desse tipo são recorrentes e sempre fizeram parte do ambiente em Socopo: pintar o rosto dos outros com pasta de dente; amarrar os cordões dos sapatos; dar diversos nós nos lençóis ou desamarrar as cordas das redes... quem nunca foi vítima de um desses “recursos” em Teresina? – é, pois muito bom que esse clima, essa camaradagem tenha perdurado no meio e no seio de homens e mulheres sessentões, que tem como base em suas vidas um grande amor.
Participantes do I Encontro do GE - Teresina (PI)
Foto: Organização do Evento, 2018

“vocês, porém, são a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...” I Pe. 2:9b
As palavras do apóstolo Pedro – bem escolhidas por aqueles que estiveram à frente da organização do encontro sintetizam o pensamento de quem, em um momento de franca inspiração, no ano passado (2017) pretendeu unir e reunir esse povo, essa geração eleita , “todos de propriedade exclusiva de Deus”. 
Meninas do encontro
Foto: Organizaçao do Evento, 2018

A ideia da formação e reunião desse grupo foi plantada e germinou regada pela graça e bondade do Pai, de tal forma que o encontro proposto se materializou e graças a Deus que assim tenha sido. Uma música  que foi muito cantada no passado da maioria dos que estiveram reunidos nesses dias ali em Teresina diz que “quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união...”; um outro cântico, também da época evoca que “alegria no senhor a nossa força é... alegria sem medida Ele dá.” Foi assim que todos os presentes ali se sentiram.
Sobre os momentos vividos ali a irmã Luísa Dias resume em três palavras: “foi muito bom!”. Em seguida ela descreve o porque de acreditar que foi tão bom esse encontro;
Foi muito bom. Eu gostei de tudo o que aconteceu por lá. Uma das muitas coisas que eu gostei foi (re) ver todo mundo, muitos amigos, todos com família; famílias lindas, com filhos e netos bem sucedidos; alguns estudando... tudo muito bom. Bom ver como todos estão vivendo. A ideia de não ter pregação à noite – apenas uma meditação, e o depoimento das pessoas, onde ouvimos de como estão vivendo, todos bem, com suas lutas, mas todos de alguma forma, envolvidos com o trabalho do Senhor. Isso foi muito bom de ver e ouvir.
Em seguida a irmã acrescenta outras informações, destacando algumas pessoas, seu modo de ser e viver pela causa do GE e a importância dentro do trabalho do  Senhor:
Foi bom também, na noite das homenagens, ver o pastor Freitas. Ele estava lá e foi muito bom vê-lo, ver Maria Dias, a irmã Teresa Sá, o irmão Ribinha e sua esposa, irmã Dalva. O pastor Pedro e a irmã Darci também se encontravam, mas com estes eu convivo diariamente em minha igreja. O irmão Deusélis também estava presente no encontro. Isso foi muito bom! (. . .) A alegria total do Geiel foi muito importante. Parece que o Geiel está vivendo para cuidar do GE, assim como o Elias e a Evani. A alegria do Sampaio, do Zé Brito, e da Ester. Conhecemos um novo Milton, totalmente diferente daquele que vimos em “outros tempos”. Hoje ele brinca, sorrir, corre... todo isso fez do encontro um momento especial. Muito bom! (LUÍSA DIAS, 2018, VIA WhatsApp).
O Pr. Antônio Luís Guimarães Missias, que na época dos bons acampamentos era conhecido apenas por Guima nos diz “meus queridos, foi maravilhoso; fantástico; extraordinário o nosso encontro. Renovador e abençoado, muito alegre e vibrante. Tudo que aconteceu foi benção pura.”
Meninos do Encontro
Foto; Organização do evento, 2018
É de se crer que não seja apenas entusiasmo do pastor. O que se tem ouvido é que realmente reinou, não só alegrias de reencontro, mas que as bênçãos de Deus ali se manifestaram. O irmão Geiel diz:
Boa noite; boa noite. Foi lindo, foi maravilhoso. Nós tínhamos 45 pessoas no sítio; tivemos partidas de futebol, muitas seções de fotos. Tivemos lá o pastor Freitas, a irmã Teresa Sá, a Deusélis, o Ribinha – que era vigia do sítio – juntamente com sua esposa. Tínhamos uma bela piscina, dois dormitórios, um para os homens e outro para as mulheres. Tinha uma rede de vôlei armada para aqueles que quisessem brincar e tinha também muitas frutas. Manga, umbu, ata, mamão e cajazinha – a amarelinha, enfim, muita coisa havia no sítio, um local muito aprazível; Arnaldo Sanfoneiro com seu grupo tocou muito forró. Sentimos falta de alguns irmãos que não compareceram, mas entendemos que cada um tem suas obrigações e suas limitações e nos alegramos com os que ali chegaram. As mensagens foram espetaculares; o almoço e o jantar, maravilhosos (GEIEL, 2018, WhatsApp).
Pr Manoel Antonio de Freitas - omenageado
Foto; Organização do Evento, 2018 
Percebe-se a alegria de uma pessoa que está como que rejuvenescido por tudo vivido e convivido com os demais irmãos nos três dias que passaram juntos. Lembrando que o Irmão Geiel foi um dos tantos que chegaram antes do evento propriamente dito e que muito ajudou nos detalhes de última hora na organização e preparação para a recepção dos demais. Outra pessoa que chegou mais cedo e que também é peça fundamental na história que foi construída por todos os presentes é a irmã Jucely Nascimento, a pequena gigante do grupo (e também a que mais foi fotografada). No seu depoimento ela diz
Achei muito bom! Tudo na medida certa. O trio organizador – Elias, Evani e Luísa Dias – não mediram esforços para nos oferecer o melhor. O local era belíssimo e eles pensaram em cada detalhe; tudo contribuiu para que ficássemos bem.  Desfrutamos, nesses dias, da companhia de pessoas especiais, amigos queridos e, além disso, foi maravilhoso conhecer novas pessoas. Foi muito bom!  Gostei muito de ter participado. A Deus minha gratidão por ter-me permitido viver esses dias inesquecíveis. Foi mais um capítulo de uma história significativa em nossas vidas; a história que construímos juntos – a história da Geração Escolhida. Sou, pois, grata ao Senhor por tudo. Não poderia ter sido melhor. Agora feliz e com saudades de todos. (JUCELY NASCIMENTO, 2018, VIA WhatsApp).
Em Filipenses 4:4 lê-se “alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo, alegrai-vos”. Essa alegria foi praticada e renovada nesse encontro. Os depoimentos são unanimes: Foi muito bom! Pessoas que na maioria já sabem o que é viver “meio século” que correm, sorriem, brincam, jogam bola, jogam os colegas na piscina, jogam conversa fora... e aproveitam a vida.
A elegante Teresa Sá
Foto: Organização do Evento, 2018
Isso é possível porque acreditam na palavra; porque tem suas forças renovadas e baseadas nessa palavra e nessa força, e creem que poderão, tal como as águias, alçar voos bem altos, altos mesmo, pois o Senhor lhes transmite essa confiança. Foi assim, é assim e será sempre assim, pois o Senhor é o alvo de todos. No sentido da alegria, do quanto tem sido edificante participar, não só deste encontro, mas da interação de todos e com todos via rede social a irmã Elen Beckman resume o que tem sido a sua visão das coisas desde que participa deste grupo;
Estar no GE – Geração Escolhida – desde junho de 201 tem sido benção na  minha vida e, desde esta data até ao dia de hoje, procuro interagir, entendendo que as mensagens postadas são para a glória de Deus e edificação do grupo, seja por meio de textos, áudios, vídeos ou imagens fotográficas. E o que falar então do nosso primeiro encontro? – quando ele foi planejado e organizado eu  vibrei. E vibrei porque sabia que seria a oportunidade de nos reencontrarmos – os socopianos – que há mais de 40 ou 45 anos não tinham oportunidade de se verem, devido às circunstancias da vida. Uns por terem mudado de cidade; outros porque já partiram e outros que, mesmo morando na mesma cidade ou região, mas que devido às correrias do dia a dia, pouco ou quase nada tem se encontrado. Participar desse encontro trouxe, para mim, um real significado: edificação espiritual e compartilhamento; conversas agradáveis e s muitas alegrias pelo reencontro. Eu louvo a Deus porque ele me concedeu a graça de estar no nosso primeiro encontro e assim ver e rever esses queridos (irmãos e amigos) depois de tantos anos e poder abraça a cada um, numa koinonia permitida por Deus. Ah, como foi bom! (ELEN BECKMAN, 2018 WhatsApp)
À medida que outros depoimentos fossem colhidos, a máxima seria a mesma: tudo foi muito bom! Assim e após as palavras expressadas resta somente a gratidão. Agradecer “por tudo que temos ouvido, vivido, aprendido e visto (...) unidos no corpo de Cristo.” A Deus, doador da graça e da permissão para que “os irmãos vivam em união” e essa graça nos é dada porque “Deus é bom, sim Deus é bom, Deus é bom Demais.”; aos irmãos organizadores – já citados inicialmente – pelo empenho, pela vontade, pela recepção e porque fizeram tudo “com decência e ordem” para o bel prazer de todos. Aos que se dispuseram a ir e foram e aos que não puderam ir mas que certamente torceram e oraram para que, ao final, todos e a uma só voz pudessem, como Josué e seu grupo, gritar e gritar bem alto: “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!”







Davi e sua elegância
Foto: organização, 2018
Geiel , Jessé e o Ivan - Sérios (?)
Foto: Organização do evento, 2018














Que venha o próximo encontro.!!! 
(zevall e colaboradores).





Um comentário:

  1. Que Maravilha este encontro,acredito que foi uma bênção. De todos que citaates,um nome me chamou a atenção, Ivan,fui ver a foto é lembrei, meu Deus qto tempo não sabia notícias do Ivan,foram tempos bons de encontros de jovens timon/teresina,benção de mais.

    ResponderExcluir

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...