terça-feira, 24 de julho de 2018

Com a Turma 311 em aula extra

Thiago Vieira, Aílton, Sandrival Jr., Sthefanie, Paloma, Ingrid e João Vítor.
Autor: Prof. Dias, 20018.


A virada de mês se aproxima e, com ela, a proximidade de reinício das aulas, o que significa final de férias. É notória á a agitação dos alunos preocupados em saber quando será o primeiro dia de aula. Alguns viajaram; outros se organizaram em torno de um programa doméstico, mais em conta e sem o incômodo de se ausentarem do seio de familiares e amigos. Outros simplesmente aproveitaram para dormir mais, ou seja, cada um com seu modo de aproveitar o interregno entre o segundo e o terceiro bimestre escolar de 2018.
Alunos em aula - turma 311
Fonte: prof. Dias, 2018
Essa ponderação nos remete à quinta feira, 05 de julho, último dia letivo da turma 311 da escola João Leal de Nazaré do Piauí. Dia de aula diferenciada para os alunos de Terceiro Ano dessa turma. Durante a aula de história, e por dois motivos particulares, saiu-se da pasmaceira dos livros e das escritas para um “corpo a corpo” entre os alunos e o professor. nada de pânico; era um confronto saudável e descontraído.
A proximidade das avaliações foi o primeiro motivo listado para  que se mudasse a rotina em sala de aula. Nada de livro ou caderno; predominou, em vez disso, um bate papo onde cada aluno se dirigiu a outro previamente escolhido para lhe dirigir algumas palavras, podendo (e devendo) dizer o que pensasse ou quisesse em relação a este. Situações tais como quando e onde se conheceram os primeiros anos na escola, o grau de amizade  quem “azarou” quem, etc., fez parte das narrativas entabuladas. Muita descontração  e alegria neste momento singular e necessário para uma turba que conviveu essa primeira metade do ano praticamente junta.
O segundo motivo para essa mudança de atitude em sala de aula a iminente partida de um dos alunos pertencentes ao grupo para outras paragens, agora cearenses, pois seus pais estão a mudar de endereço municipal. Trata-se de um aluno “moleque”, brincalhão e amigo de todos e que certamente deixará uma lacuna no circulo de amigos seus, inclusive, certamente, entre os professores, pelo carisma e nível de convivência com cada um. Este aluno é Rennaud, para que nós desejamos sucesso nessa nova empreitada. Que seus caminhos sejam povoados de honestidade e sinceridade, bens inalienáveis e que constitui marcas de personalidade importante para o ser humano.
Prof. Dias, "Vieirinha" e Aílton.
Fonte: Prof. Dias, 2018
Pedagogicamente o grupo perdeu uma aula onde os trâmites  da Primeira Grande Guerra, com todas as suas nuances, incluindo aí a falsa ideia de que o mote inicial do conflito teria sido o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, na cidade de Sarajevo.  Além disso, o choque psicológico da mudança no modo de representação social na Rússia revolucionária, assunto que, no livro didático adotado, vem atrelado à temática da Guerra, destacando conflitos e lideranças e culminando com a união das republicas a formar, doravante a gigante URSS. No entanto o grupo ganhou em afetividade e respeito. Respeito por si e pelo outro; respeito pela maneira de encarar o rompimento de laços afetivos, de considerar um amigo que parte em busca de outros rumos.
O terceiro bimestre vem aí. Nele teremos tempo – e pretendemos – para estudar os assuntos seguintes, quais sejam, A era Vargas, onde serão abordados tópicos tais como a sociedade brasileira na década de 1920; o fim da Primeira República e o Estado novo. Em seguida será tratado o Tema Segunda Guerra Mundial, os caminhos da guerra; as ofensivas do Eixo; o mundo entre os anos de 1942/11944 e, também, a participação do Brasil no conflito. 
Por fim se estudará as transformações mundiais durante a Guerra Fria, as configurações dessa guerra psicológica, a bipolarização EUA x URSS e  o  decorrer da corrida armamentista.
Mizael Moura - "o aluno".
Fonte: Prof. Dias.







Desse modo, com baterias recarregadas, com vontades redobradas e com muita convicção de que “dias melhores virão” e que o futuro de cada um depende exclusivamente de si, havemos de recomeçar a 1 de agosto. Como é possível se ver e sentir, não houve perda de tempo; houve sim, um acréscimo na valorização de sentimento e amizade por parte de cada um que participou do momento. É isso aí!
(Zevall, jul./2018).  


Um comentário:

A REFORMA E AS SOLAS

Reforma Protestante – nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo em 1517 por meio do monge agostiniano Martinho Lutero. A ...